Este é o primeiro post de uma 'espécie de diário' do meu trabalho de conclusão de curso (TCC). A finalidade é que todos conheçam um pouco da batalha que eu travei até começar as gravações, os depoimentos que eu recolhi, já na fase de filmagem. O blog, também, servirá de auxilio ao relatório final que tenho de entregar junto com o documentário.
- a lembrar que vou utilizar o Português atualizado através da reforma ortográfica, espero que todos estejam de acordo e isso não cause qualquer transtorno à compreensão da leitura.
Depois de três meses no Brasil resolvi que deveria começar a fazer alguma coisa produtiva num país com tanta coisa interessante para ser descoberta e re-descoberta intensamente.
Decidi: quero fazer um documentário de video abordando a questão da gravidez nas prisões. Um documentário, pois sabia que, à partida, as histórias de vida que iria conhecer seriam fortes demais para não serem retratadas através da imagem e do som.
'Mulheres Grávidas em Penitenciárias?' Inicialmente nem eu sabia responder a essa pergunta. Uma pessoa com um olhar diferente, um olhar de fora...uma realidade que eu sempre quis conhecer, entender e "viver" de perto.
Toda esta aventura começou pela luta pela autorização. O sistema prisional brasileiro é decadente e o seu funcionamento interno é desorganizado e corrupto. Nunca me passou pela cabeça que fosse ser fácil "invadir" uma prisão com câmaras, microfones e tripés, mas também nunca achei que fosse ser difícil ao ponto de cogitar desistir.
Não sabia muito bem a quem recorrer. Numa primeira fase queria entrar na prisão, conhecer o espaço, algumas pessoas ligadas ao sistema e conversar com elas, para me inteirar ao máximo com local - "cenário da narrativa do documentário". Quem me poderia ajudar? Estava completamente perdida num país, onde desconhecia, até ao momento, completamente a hirerquia dos sistema.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Mãe na prisão - primeira fase
Publicada por Claudinha à(s) quarta-feira, abril 22, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário